simposium.png Boas-vindas

SOS PET: o primeiro serviço de ambulância para socorro animal

12 de maio - 2017

SOS PET: o primeiro serviço de ambulância para socorro animal
O primeiro serviço 24 horas que tem por objetivo transportar animais em situações de emergência chama-se SOS PET e, foi lançado este sábado, dia 6 de Maio, na Feira Animal.

Este novo serviço, inédito em Portugal, estará disponível “para todos os centros de atendimento médico-veterinários do concelho de Oeiras, seus clientes e restantes munícipes de quatro patas” e, atenderá variados casos de emergência, “designadamente animais atropelados”, bem como “deslocações às clínicas veterinárias dos animais caso os donos não tenham disponibilidade/capacidade de se deslocar pelos próprios meios”, informou em comunicado a Câmara Municipal de Oeiras.
Oeiras é assim o primeiro concelho a ter um protocolo com os bombeiros para disponibilizar um serviço 24 horas de ambulância para transportar animais em situação de emergência.
“O veículo do SOS PET foi cedido pela autarquia e será gerido e operado pela referida corporação de bombeiros, nomeadamente por pessoal formado especificamente para o transporte de animais. Refira-se que, doze bombeiros tiraram o curso de primeiros socorros caninos numa empresa da especialidade veterinária com certificado internacional”, referiu o comunicado.
De acordo com a Câmara Municipal de Oeiras, o SOS Pet está já disponível desde o início do mês de Maio, acessível 24 horas por dia, através da linha de emergência dos Bombeiros Voluntários do Dafundo (21 419 60 84).
Fonte: Veterinária Atual. Foto: https://www.cvmundoanimal.com/ e https://revistacaesecia.sapo.pt/