simposium.png Boas-vindas

Formação para donos de cães potencialmente perigosos começa em outubro

2 de junho - 2017

Formação para donos de cães potencialmente perigosos começa em outubro
Os cursos de formação para detentores de cães potencialmente perigosos vão começar em outubro e, a certificação de treinadores em julho. Estas formações e certificações estarão a cargo da GNR e PSP, como noticiado anteriormente.

De acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária já estão registados 16 276 cães potencialmente perigosos e 1 496 cães perigosos, que incluem as raças rottweiler, cão de fila brasileiro, dogue argentino, pit bull, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) já se manifestou, alertando para possíveis problemas que possam decorrer. “Defendemos que sejam as forças de autoridade a dar formação porque têm muita prática deste treino, sabem avaliar e a certificação deve ser feita por uma entidade credível (…). A lei tem uma área nebulosa sobre o que vai acontecer ao cão se não for conferida a certificação. Por outro lado, não será fácil de repente formar tanta gente. E se depois não houver fiscalização só os cumpridores vão fazer a formação.”, referiu Jorge Cid, bastonário da OMV.
Fonte: Veterinária Atual. Foto: http://www.linkanimal.com.br/ e http://www.dgv.min-agricultura.pt/