simposium.png Boas-vindas

Novo sistema de inteligência artificial para detetar níveis de dor em ovinos

16 de junho - 2017

Novo sistema de inteligência artificial para detetar níveis de dor em ovinos
Foi desenvolvido um novo sistema de inteligência artificial, por investigadores da Universidade de Cambridge, que consegue analisar diferentes expressões faciais de ovinos com o objetivo de identificar o nível de dor dos animais.

De acordo com a investigação, quando uma ovelha sente dor existem cinco principais alterações na sua expressão facial: os olhos estreitam, as bochechas ficam mais tensas, as orelhas dobram para a frente, os lábios ficam para baixo e as narinas mudam de forma em U para forma em V.
Este sistema analisa estas expressões e classifica-as numa escala de um a dez, consoante a severidade da dor. Para criar esta escala, foi analisada uma base de dados com cerca de 500 fotografias de ovelhas reunidas por veterinários durante tratamentos. Os resultados dos primeiros testes mostraram que o sistema consegue estimar os níveis de dor com uma precisão de 80%.
O objetivo final desta tecnologia é a deteção precoce de doenças nos rebanhos (foot-rot, mastite), um dos fatores mais importantes para o tratamento dos animais, podendo também ser aplicada a outros tipos de animais.
Fonte: Veterinária Atual. Foto: http://www.cam.ac.uk/