simposium.png Boas-vindas

Alteração das medidas de prevenção contra a Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP)

30 de junho - 2017

Alteração das medidas de prevenção contra a Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP)
Foi publicado, dia 28 de Junho de 2017, pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Aviso nº14, que altera o Aviso nº13, relativamente às medidas de prevenção e redução de risco contra a GAAP do subtipo H5N8.

Este Aviso altera o ponto 2 do anterior, determinando a suspensão temporária da proibição de concentrações de aves de capoeira e outras aves de mercado avícolas, espetáculos, exposições e eventos culturais.
No entanto, de acordo com a DGAV, é necessário “manter as restantes medidas relativas à proibição de aves das ordens Anseriformes e Caradriiformes, como negaças na caça e à proibição da manutenção das aves de capoeira ao ar livre nas zonas de risco, exceto se autorizadas caso a caso pelos serviços da DGAV, bem como as outras medidas de biossegurança tendentes a reduzir o risco de introdução e propagação da doença nos efetivos avícolas.”

Poderá consultar aqui o aviso da DGAV:Aviso nº14
Fonte: Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. Foto: https://asasebicos.files.wordpress.com/ e http://www.dgv.min-agricultura.pt/