simposium.png Boas-vindas

Como proteger os animais das altas temperaturas

14 de julho - 2017

Como proteger os animais das altas temperaturas
A British Veterinary Association (BVA) e a British Small Animal Veterinary Association (BSAVA) dão algumas sugestões sobre como ajudar a manter os cães e outros animais seguros face às elevadas temperaturas.

Quase metade dos veterinários do Reino Unido relatou, no Verão passado, casos em que os animais foram afetados por condições relacionadas com o calor. Mediante estes resultados, as associações BVA e BSAVA alertam os donos de animais a cuidarem dos seus animais de estimação, destacando sete medidas a tomar face às elevadas temperaturas, que incluem:
- Verificar que os animais de estimação têm sempre água fresca, adequada para beber;
- Fornecer ventilação adequada;
- Evitar exercitar os cães nas horas de maior calor, especialmente cães mais velhos, braquiocéfalos ou cães com problemas cardíacos/respiratórios;
- Providenciar uma sombra aos animais de estimação nas horas de maior calor;
- Estar atento aos primeiros sinais de insolação (respiração ofegante, inquietação, falta de coordenação);
- Não deixar os cães nos veículos;
- Em caso de suspeita de insolação ou qualquer outra condição relacionada com o calor, os cães devem ser levados para um local fresco, bem ventilado e deve-lhes ser dada água para beber. Se o animal não responder aos esforços para arrefecer, deve-se contatar imediatamente um veterinário.
Fonte: British Veterinary Association. Foto: https://www.animalkingdomaz.com/, http://www.bsava.com/ e http://www.bva.co.uk/