simposium.png Boas-vindas

Guidelines para odontologia veterinária

6 de outubro - 2017

Guidelines para odontologia veterinária
A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) publicou, recentemente, as primeiras guidelines globais para odontologia veterinária.

De acordo com a associação, as patologias orais, dentárias e maxilofaciais são o problema mais frequente na medicina de pequenos animais. Na generalidade, são doenças que causam bastante dor aos animais bem como infeções localizadas e potencialmente sistémicas, pelo que são uma preocupação significativa no que diz respeito ao bem-estar animal. Além disso, a doença dentária ainda é uma área sujeita a vários "mitos e mal-entendidos".
Mediante este problema, a WSAVA desenvolveu guidelines para providenciar aos médicos veterinários a informação necessária para compreender as melhores práticas na medicina dentária veterinária e criar padrões mínimos na realização de alguns procedimentos.
O documento contém recomendações relativamente à terapêutica das patologias orais mais comuns, terapêutica periodontal, extrações, radiografia e radiologia veterinária, anestesia e abordagem da dor em procedimentos dentários, entre outras.
Com estas guidelines, a associação tem como objetivos habilitar os profissionais de medicina veterinária a reconhecer e tratar as doenças dentárias e, promover e orientar a inclusão da odontologia veterinária no ensino de medicina veterinária, uma vez que, segundo a associação, o ensino carece ainda de formação nesta área.
Pode consultar a Guideline através do separador Artigos Científicos e Guidelines ou pode aceder através do seguinte link:Guideline
Fonte: Veterinária Atual. Foto: https://odontovet.com/ e http://www.wsava.org/