simposium.png Boas-vindas

A venda de antibióticos para animais está a diminuir

20 de outubro - 2017

A venda de antibióticos para animais está a diminuir
Os documentos de orientação da União Europeia e as campanhas nacionais para a promoção do uso racional de antibióticos em animais para combater a resistência antimicrobiana, parecem começar a ter efeito.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) publicou, recentemente, o 7º relatório do projeto de Vigilância Europeia de Consumo de Antimicrobianos Veterinários (ESVAC), que demonstrou um decréscimo de 13,4% na venda de antibióticos para animais entre os anos de 2011 e 2015.
O projeto ESVAC foi apresentado pela EMA em abril de 2010, na sequência de um pedido da Comissão Europeia (CE) para desenvolver uma abordagem harmonizada para a colheita e divulgação de dados dos Estados-membros sobre o uso de antimicrobianos em animais. O relatório do projeto ESVAC é emitido anualmente, sendo que neste 7º relatório foram apresentados dados acerca da venda e prescrição de medicamentos veterinários de 2015 por 30 países da UE e Espaço Económico Europeu mais a Suíça, incluindo a Grécia pela primeira vez.
Na generalidade, as vendas de antibióticos estão a diminuir, no entanto a situação na Europa continua a variar. Neste relatório foi reportada uma diminuição nas vendas, de pelo menos 5%, em 15 dos países, no entanto 8 países relataram um aumento de mais de 5%.
Fonte: European Medicines Agency (EMA). Foto: https://www.veterinaria-atual.pt/ e http://www.ema.europa.eu/