simposium.png Boas-vindas

FDA alerta para o risco de lesões oculares com o uso do medicamento Osurnia

5 de janeiro - 2018

FDA alerta para o risco de lesões oculares com o uso do medicamento Osurnia
A Food and Drug Administration (FDA) emitiu, em dezembro de 2017, um alerta para o risco de irritação e lesão ocular, em pessoas e cães, após o uso do medicamento Osurnia.

Este medicamento é um gel auricular, indicado para o tratamento da otite externa aguda em cães, sendo que a exposição ocular ocorre acidentalmente durante ou após a administração nos ouvidos do cão.
Desde outubro, a FDA registou 2 casos de úlceras da córnea, em pessoas (ambos técnicos veterinários), após a exposição ocular acidental ao medicamento. Foram reportadas outras reações, tais como irritação, vermelhidão, ardor e prurido oculares, em profissionais veterinários, donos de animais ou outros que se encontravam próximos de um cão durante ou após a administração do medicamento ao mesmo.
Além disso, foram também registados pela FDA 10 casos de úlceras da córnea em cães associados ao uso do medicamento Osurnia e, outros efeitos adversos em cães que incluem irritação ocular, conjuntivite e sinais de dor nos olhos após a aplicação do medicamento.
Fonte: American Veterinary Medical Association. Foto: https://www.webpackaging.com/ e https://www.fda.gov/