simposium.png Boas-vindas

A FDA pretende retirar a aprovação do Carbadox devido a questões de segurança

12 de abril - 2016

A FDA pretende retirar a aprovação do Carbadox devido a questões de segurança
O Centro de Medicina Veterinária da Food and Drug Administration (FDA) deu início ao processo de rescisão da aprovação do fármaco carbadox no tratamento dos suínos, pois estudos evidenciam a presença de resíduos carcinogénicos nos animais.

Esta decisão surge na sequência de novos estudos e reavaliações do perfil de segurança do fármaco que permitiram uma caracterização preliminar do risco potencial para a saúde humana por ingestão de carne suína que contivesse resíduos deste medicamento, em particular fígado.
De acordo com a FDA "o produtor do carbadox falhou na demonstração de dados científicos que demonstrassem a segurança do fármaco."
“O potencial de risco de cancro baseia-se no pressuposto de uma vida a consumir carne de suíno que contenha resíduos de carbadox e as mudanças de curto-prazo na dieta dificilmente afetam o risco de alguém ao longo da sua vida. Contudo, a remoção do produto do mercado poderá reduzir o risco para os consumidores ao longo da sua vida, razão pela qual a FDA está a tomar esta medida”, refere a FDA.

Poderá consultar informação mais detalhada através do seguinte link: FDA Carbadox

Fonte: FDA; Veterinária Atual