simposium.png Boas-vindas

EMA publica primeiro relatório de ações para o uso mais ético de animais em investigação

16 de março - 2018

EMA publica primeiro relatório de ações para o uso mais ético de animais em investigação
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) publicou, recentemente, o primeiro relatório que apresenta as ações desenvolvidas pela EMA para apoiar a implementação dos princípios 3R, em toda a União Europeia (UE), no âmbito dos testes em animais.

As ações descritas no relatório são conduzidas pelo Joint CVMP/CHMP 3Rs Working Group (J3RsWG), que atua como grupo consultivo, prestando aconselhamento ao CVMP (Comité dos Medicamentos para Uso Veterinário) e CHMP (Comité dos Medicamentos para Uso Humano), no que diz respeito à utilização de animais em investigação.
“3R’s” é um acrónimo para replacement (troca dos estudos animais por métodos não-animais); reduction (realização de tão poucos estudos em animais quanto os necessários) e refinement (minimização do stress animal).
Embora o objetivo final seja a substituição dos testes em animais, atualmente, estes continuam a ser necessários em investigação, por forma a proteger a saúde humana e animal. No entanto, a legislação da UE requer que os titulares de AIM integrem os princípios 3R e os padrões de bem-estar para o tratamento dos animais, em todas as fases de pesquisa, desenvolvimento e fabrico de medicamentos.
Neste sentido, o J3RsWG continua a analisar os testes animais incluídos nas especificações de libertação de produto para autorização centralizada de medicamentos para uso humano e para uso veterinário, por forma a garantir que a melhor prática em 3Rs se aplica na realização dos testes in vivo.
A EMA pretende publicar um relatório sobre este tema a cada dois anos.
Poderá consultar o relatório da EMA através do link:Link
Fonte: Agência Europeia do Medicamento. Foto: e http://www.ema.europa.eu/