simposium.png Boas-vindas

Farmacêuticas de medicamentos veterinários criam associação própria

11 de maio - 2018

Farmacêuticas de medicamentos veterinários criam associação própria
Foi anunciada, no passado dia 4 de maio, a criação da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários, Apifvet, cujo objetivo passa por dar uma voz ativa e, uma maior identidade e independência ao setor.

A decisão de saída das empresas de medicamentos veterinários da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e a criação de uma associação própria – Apifvet – teve uma justificação "simples" que se prende com a "falta de independência" e, “há muito que estava a ser pensada”, refere Jorge Moreira da Silva, presidente da Apifvet.
"Tínhamos uma comissão especializada de saúde animal, mas não nos sentimos representados minimamente nas ações da Apifarma. Não éramos ouvidos, não tínhamos independência, não éramos reconhecidos enquanto grupo", acrescenta.
Além disso, as crescentes diferenças legislativas e regulamentares, entre o medicamento veterinário e o medicamento humano, justificam por si só a criação da nova associação, que pretende “representar 95% do mercado nacional em saúde animal, sendo o principal interlocutor das empresas do setor perante os seus diversos stakeholders promovendo sempre o cumprimento de todos os aspetos legais, éticos e deontológicos.”
Fonte: Veterinária Atual. Foto: http://www.sripharmacare.in/veterinary-medicines.html e http://www.veterinaria-atual.pt/