simposium.png Boas-vindas

Merck apresenta nova geração de vacinas contra a gripe equina

25 de maio - 2018

Merck apresenta nova geração de vacinas contra a gripe equina
A Merck Animal Health anunciou recentemente o lançamento da sua “nova geração” de vacinas contra a gripe equina. As novas vacinas fazem parte da linha Prestige e, representam a proteção mais atual contra a gripe equina.

A gripe equina é uma doença endémica preocupante e causa de perdas económicas significativas, uma vez que o vírus quando começa a circular é muito difícil controlar e propaga-se rapidamente, podendo a recuperação levar várias semanas a meses.
“Nos últimos 10 anos temos monitorizado a gripe equina, assim como outras doenças respiratórias infeciosas, através do Programa Merck Animal Health Biosurveillance, numa parceria com a Universidade da Califórnia. Foi através deste programa que identificámos e isolámos uma nova estirpe, altamente contagiosa e relevante do surto de gripe equina de Ocala, Florida, que ocorreu em 2013 e impactou um grande número de equinos de todo o Mundo. Esta estirpe faz agora parte da nossa gama atualizada”, explica Craig Barnett, Director of Equine Veterinary Professional Services na Merck Animal Health.
A nova gama de vacinas Prestige inclui as estirpes Florida‘13 clade 1 e Richmond‘07 clade 2, atendendo às diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da Associação Americana de Equinos (AAEP) para estirpes dos clade 1 e clade 2.
A família clade 1 circula principalmente nos EUA., enquanto que o clade 2 circula predominantemente na Europa. Craig Barnett sublinha que "embora não tenha havido nenhum surto do clade 2 nos EUA até ao momento, os cavalos dos EUA que competirem internacionalmente devem estar protegidos contra o clade 2”.
As vacinas da nova linha Prestige são formuladas por forma a maximizar a proteção e minimizar o risco de reações adversas, mantendo assim o perfil de segurança e eficácia, com novas estirpes do vírus.
Fonte: Veterinária Atual. Foto: https://www.veterinarypracticenews.com/