simposium.png Boas-vindas

Consumo de Xilitol altamente prejudicial para cães

20 de maio - 2016

Consumo de Xilitol altamente prejudicial para cães
De acordo com a FDA, o consumo de xilitol, substância adoçante muito utilizada em pastilhas elásticas e outros produtos e que tem sido associada a benefícios na saúde oral dos humanos, pode ser mortal para cães.

O centro de medicina veterinária da FDA tem vindo a receber, ao longo dos anos, inúmeros relatos dos efeitos do xilitol nos animais, que se traduzem, sobretudo, em envenenamentos de cães com pastilhas elásticas. Estas denúncias levaram a FDA, entidade responsável pela regulação e aprovação dos medicamentos e alimentos nos EUA, a emitir o alerta acerca desta substância na semana passada.

A notícia, publicada no Diário de Notícias, refere que “o xilitol é perigoso para os cães porque estes absorvem a substância de forma muito mais rápida do que os humanos e pode levar a uma libertação rápida de insulina. Esta pode resultar numa rápida e profunda diminuição no nível de açúcar (hipoglicemia), cerca de 10 a 60 minutos após a ingestão de xilitol”.

Qualquer animal suspeito de ter ingerido xilitol deve ser imediatamente levado até ao médico veterinário, salienta a FDA, que espera, com este aviso, alertar os donos de cães para este risco.
Fonte: Veterinária Atual, FDA, Diário de Notícias. Foto: www.ign.com